Troca de drogas, 17 crianças com síndrome de lobisomem

Troca de drogas, 17 crianças com síndrome de lobisomem
(Tempo de leitura: 2 - 4 minutos)

As crianças tomaram minoxidil (que trata a alopecia) em vez de omeprazol (que serve para o refluxo). Para os mais pequenos, muitos com menos de um ano, os pêlos no rosto e no corpo cresceram

Em 16 de abril, Amaya pediu uma consulta ao pediatra porque sua filha de 22 meses tinha cabelos no rosto. "O médico nos perguntou se havia alguém na família muito peludo, mas dissemos que não. Meu marido, como se vê na foto, não tem cabelos nas costas ", explicou a mulher a El Mundo. O caso desta criança foi um dos primeiros registrados na Espanha de crianças que sofrem de hipertricose (crescimento excessivo de cabelos) após tomar xarope administrado como omeprazol (usado para refluxo), mas contendo minoxidil, uma substância ativa usada para tratar a alopecia, perda de cabelo "irregular".

A criança envolvida

A menina não é a única criança a sofrer do problema. Segundo a Agência Espanhola de Medicamentos, estão envolvidas 17 crianças (14 abaixo do ano de vida): 10 em Cantarbia, quatro na Andaluzia e três na região de Valência. Os 50 lotes do medicamento sob acusação (produzidos pela Farma-Química Sur SL, empresa de Málaga) foram retirados do mercado. As autoridades especificaram que o problema diz respeito apenas a crianças e não a adultos e que não são medicamentos comerciais, mas preparações em farmácias (pelo menos trinta farmácias envolvidas)

A síndrome do lobisomem

A mídia espanhola batizou o caso como "crianças com síndrome de lobisomem" por causa da semelhança da aparência de crianças que sofrem desse distúrbio genético (que, no entanto, é uma doença muito rara e não o efeito de tomar o medicamento ). Quando as crianças param de tomar o medicamento, o crescimento do cabelo deve voltar ao normal. Mas esse não é o caso de todos, além do fato de que os danos estéticos e psicológicos sofridos são enormes.

A descoberta

"No começo, os cabelos começaram a crescer no rosto, depois gradualmente em todo o corpo", continua Amaya. O bebê estava tomando omeprazol desde o primeiro mês de vida por um problema de refluxo. No entanto, as crianças não recebem a cápsula administrada a adultos, mas uma fórmula de xarope preparada em uma farmácia após as doses do pediatra. "Quando eu disse ao gastroenterologista em 15 de maio que ele estava tratando minha filha sobre o problema do cabelo, o médico disse que tinha acabado de conhecer colegas endócrinos que estavam tratando quatro crianças de Corrales que tinham cabelos no rosto e estavam tomando omeprazol" . Em 23 de maio, o Ministério da Saúde analisou o frasco de remédio mantido por Amaya e constatou que ele continha minoxidil, um medicamento que serve justamente para o crescimento de cabelos para quem sofre de alopecia ".

O drama psicológico

O promotor de Cantarbia abriu uma investigação. O alerta farmacêutico foi emitido em 11 de julho. O minoxidil distribuído incorretamente como omeprazol veio da Farma-Química Sur, com sede em Málaga, que, por sua vez, adquiriu o ingrediente ativo do fabricante indiano Smilax Laboratories Limited. Além de ordenar a retirada dos lotes afetados, a agência espanhola de medicamentos suspendeu a licença da Farma-Química Sur para produzir ou distribuir qualquer substância ativa. "Quando você parar de tomar o medicamento, poderá esperar uma reversão espontânea da hipertricose", explicou a Agência Espanhola de Medicamentos (Aemps). Mas três meses e meio depois de parar de tomar o xarope, a aparência da filha de Amaya permanece inalterada. «Quando um dia a levamos ao parque para passear, as crianças mais velhas a chamaram de macaco peludo e, apesar de pequena, ela já entende tudo»


fonte: https://www.fanpage.it/attualita/spagna-il-farmaco-e-contaminato-17-bambini-sviluppano-la-sindrome-del-lupo-mannaro/